sexta-feira, julho 04, 2008

Exercício de estilo, categoria Apontamento de Reportagem: "Nem só de vinho vive o homem".


Há quem se lembre de tardes de verão passadas a cobrir a mesa do café com mines. Antes do advento do ar condicionado, a canícula termalizava a cerveja mais depressa que a sede e só tirada do frio em meia-dose se lograva aproveitar a fresquinha na totalidade. Como brinde, as rodadas sucediam-se, quebrando o tédio e estimulando a conversa, sem que que o álcool chegasse a toldar o conhecimento ou a aquecer os ânimos.

Isto tudo para dizer que estas antigas criotecnologias estão bastante actuais na era do aquecimento global e a primeira garrafa de 2.5 dl austríaca foi lançada há bem pouco tempo, já a prever a chegada das temperaturas alentejanas aos Alpes. A "Zipfer Sparkling" é uma cerveja seca mas leve no gosto, entre a Pils e a Helle, publicitada como alternativa ao ubíquo Spritzer mas com mais uns grauzitos que este.

Infelizmente, (ainda) não é distribuida nos cafés e por isso não vou poder reconstituir com fidelidade as horas de ócio de outrora. No entanto, dá jeito para se ter em casa, pois é maneirinha no frigorífico e a sua oferta às visitas faz-se sem perguntas denecessárias.
Afinal, com estes 30º Celsius lá fora, quem é que tem coragem de recusar uma minezita e uns quadradinhos de Vorarlberger?
"À vossa", como eles dizem no fim dos apontamentos de reportagem.

P.S.: os preciosistas (e seriamente avariados da pinha) notarão que aldrabei a foto, pois essa aí é uma Premium de 3.3 dl e não a Sparkling de 2.5.

Sem comentários: