quarta-feira, julho 23, 2008

Apanhados com a boca no barbarismo

Barbarismo
do Lat. barbarismu < Gr. barbarismós; s. m., vício contra as regras e pureza de uma língua; Gram., estrangeirismo na linguagem; erro contra a significação, na composição ou na derivação das palavras; erro ortográfico; silabada; condição dos povos bárbaros; por ext. infracção grave dos preceitos de qualquer arte, doutrina, técnica, etc. .
(Priberam)

Os apanhados foram pescados na mui douta blogosfera portuguesa. A lista, naturalmente, não pretende ser exaustiva até porque alguns textos não são imunes à leitura diagonal. O que, contudo, me causa maior espanto é que alguns dos escribas até enfileiram pelo "desacordo ortográfico ou morte".

Mas porque por detrás desta armadura de arrogância titânica se esconde um pedagogo sensível e paternal, e porque sei que às vezes não são manias mas demasiada série de televisão, prometo deixar algumas sugestões para adequado uso futuro.

Hoje temos Henrique Raposo, do blogue Atlântico, numa crónica reciclada da revista.
Eu até percebo que isso do "o divã da self-pity" faz parte daquele truque de pegar numa expressão qualquer do texto quando falta inspiração para o título. Mas, por estranho que pareça, não sofreria nada com a passagem para "divã da auto-comiseração". Já esse "lento slow motion" é um disparate pegado.
Assim são 7 valores.

Sem comentários: