domingo, abril 02, 2006

Onde é que eu já ouvi isto?


Castellamare del Golfo, Sicília.

São dez da manhã de um sábado de Julho, o sol já cresce em força mas ainda há tempo para a sombra de uma esplanada na pequena praça central. Ao lado da minha mesa, cinco "rapazes" de meia-idade discutem as novidades políticas dos seus jornais. Fazem-no acaloramente como todos os latinos, mas com os gestos e as vozes amaciados pela diplomacia própria dos ilhéus.
Às tantas, farto de tanta opinião, um levanta-se e diz: "Ehe! Temos mar, temos sol, boa comida, bom vinho, e [voz mais arrastada] belas mulheres!... Como haviamos de querer trabalhar?"
Todos se riem e se rendem à simplicidade do argumento. Depois, encostam-se às cadeiras em silêncio, olham para o horizonte e perdem-se por uns momentos na baía que dali se vê, com a sua água luminosa, o castelo amarelado que dá nome à vila, e o lá-vai-um preguiçoso dos barquitos que levam os turistas a conhecer as rochas da sua costa.

Onde é que eu já vi isto?

4 comentários:

Aardvark disse...

Tens razão Dorean.

Bute fechar a loja!

:))

Anónimo disse...

Okékogajotáafazernasicilia?

dorean paxorales disse...

Omertá...

maloud disse...

Já foi à Sicília? Se foi, percebe. Não há escapatória. Só se atravessar o estreito, mas aí está na Calábria. É pior que a Sicília.
Agora para visitar vale a pena. Eu perco-me por aquilo.