quarta-feira, abril 12, 2006

Ele há fumo sem fogo


Quando cheguei finalmente a Munique era tarde e estava absolutamente esfomeado. Apesar da hora, o meu anfitrião ainda teve a paciência de me levar a um restaurante nas traseiras do Englischer Garten. Enquanto esperava pela comida hesitei em acender um cigarro, assim mesmo, por instinto. Só depois reparei que nas três salas daquela extensa Gasthaus se fumava em todo o lado.
Ri-me da minha retenção. Contei então ao meu amigo que, ainda na véspera, tinham aprovado em Portugal uma lei que proibia o fumo em locais públicos e como agora os média estavam inundados de preocupações bem-pensantes e conselhos de gente séria.
"Ah sim, aqui também há essa lei", disse-me, "mas não lhe damos importância nenhuma". Todos quantos à nossa volta ouviram a conversa, clientes e empregados, olharam para mim e soltaram uma mui saudável gargalhada.

Ainda estou para perceber porque dizem que os alemães não têm sentido de humor.

1 comentário:

maloud disse...

Eu cheguei agora de um convento na Estremadura espanhola, onde só podia fumar no quarto e nos claustros. Os pequenos almoços eram soberbos. Tomava-os no quarto, mas valha a verdade que os tomo sempre.