quinta-feira, abril 27, 2006

Acabou-se-me a pachorra para...

... restaurantes com "cozinha de fusão".

A imaginação daquela gente não tem limites: memorizaram os dois pratos que passaram a vida a comer nos bons tempos de Corfú e juntaram-lhe curgetes e cerveja belga. Abrem portas em antigas tascas de zona histórica e descaracterizam-nas à moda "mediterrânica".

A lista é igual em todos os estabelecimentos e é independente das variadas nacionalidades dos proprietários (embora os nórdicos ainda tenham desculpa, por razões óbvias): curgetes salteadas com cús-cús e salada de curgetes com feta e húmos. Também há "pastas" e "risotos" com molho de leffe e as azeitonas são intragáveis.

Se lhes dessem um telecomando para as as mãos, o serviço de mesa era igual ao de um pizza hut com velas.

A primeira ironia é que tanto o pessoal da casa como os clientes, apesar da clonagem, são aquele tipo de rapaziada sempre pronta para vociferar contra a globalização e o fast food.
A segunda é que os odiados burgessos da Bica do Sapato estarão talvez à mesma hora a mascar as mesmas nhanhas, partilhando sem dúvida da mesma vertigem "cosmopolita".

Blhegue.

8 comentários:

maloud disse...

Dorean
Onde vive, se não é indiscrição?

dorean paxorales disse...

Tendo em conta que a Maloud e' a unica leitora deste blogue nao se trata de uma indiscricao mas sim de uma confissao: vivo la' fora.

maloud disse...

Tinha a suspeita. Por cá ainda se embasbaca com a cozinha de fusão e mesmo nos sítios mais in é miserável. Eu não arrisco.
Não sabia que era a "única" leitora do blog. Descobri-a naquela salgalhada dos comentários do Espectro, onde via JPP me tornei uma "vedeta" com os meus amiguinhos. Normalmente mando o meu e-mail, para o anfitrião me avisar, se desejar que eu não comente. Aqui permito-me dizer-lhe que se achar inoportunos os meus comentários´basta dizer e cessarão.
Claro que a visito, porque acho o seu blog muito interessante.

Aardvark disse...

E eu? E eu? Não sou interessante?
Talvez um pouco ausente...

maloud disse...

Aardvark
Com certeza será, mas eu ainda não tive oportunidade de ajuízar.

Anónimo disse...

"vivo la' fora"... fora de onde? fora de si?

dorean paxorales disse...

Maloud disse:

"Aqui permito-me dizer-lhe que se achar inoportunos os meus comentários´basta dizer e cessarão.
Claro que a visito, porque acho o seu blog muito interessante."

Agradeço imenso a amabilidade. E para que saiba, esta casa é como os cafés à antiga: os habitué(e)s são sempre benvindos e os seus comentários sempre pertinentes. Mais ainda, aqui pode fumar-se à vontadinha.

maloud disse...

Agora é que ninguém me tira daqui. Já vou acender o cigarro. Que alívio!