sexta-feira, março 17, 2006

Igualdade...

O nosso presidente ( vénia ) afirmou na campanha eleitoral ( cito de memória ): "Duas pessoas igualmente inteligentes e igualmente informadas chegam naturalmente às mesmas conclusões".

Numa publicação recente, um gestor estrangeiro de nomeada propôs uma versão mais "fraca" da "máxima": "Duas pessoas igualmente inteligentes e igualmente informadas chegam geralmente às mesmas conclusões".

Este aforismo está na moda e o facto de presidentes-economistas e gestores internacionais a utilizaram em circunstâncias diferentes e com um intervalo de tempo pequeno demostra que andam "igualmente informados".

É mesmo possível que sejam "igualmente inteligentes".

Há muito tempo que eu tenho "para mim" uma máxima "semelhante": "Duas pessoas razoavelmente inteligentes, igualmente informadas, igualmente honestas e igualmente ambiciosas chegam geralmente às mesmas conclusões".

Na verdade não há grande diferença. Que bom! Sou quase um presidente-economista ou um gestor internacional.

Só me falta... a massçarooca!

4 comentários:

Anónimo disse...

lamento discordar da teoria, mas também não sou (nem quereria nunca ser) nem economista, nem gestora e muito menos presidente da república.

Além de me parecer uma teoria egocentrica - porque evidentemente esperas que uma pessoa igualmente inteligente a ti, igualmente informada e honesta chegue à mesma conclusão que tu, e se isso não acontece significa que há um défice de uma das partes, que evidentemente presumes ser do outro.

Esqueces-te ainda do componente emocional ou afectivo, cultural e social. A inteligência não existe de forma isolada, as escolhas que fazemos nunca são totalmente desapaixonadas e retiradas do contexto pessoal.

O exemplo mais óbvio seria uma pessoa nas mesmas condições que tu seria evidentemente da mesma área política que tu, e como sabes isso não acontece. Se assim fosse, os partidos não se dividiriam por ideologia mas sim por escalas de QI.

Aardvark disse...

Aquilo que eu penso é importante para ti apenas na medida em que lês este blog ( gabo-te a paciência ).

Mas aquilo que este presidente pensa pode afectar a tua vida e a minha vida pelo menos nos próximos cinco anos.

Suponho que concordas comigo se eu disser que, se discordas da minha frase, por maioria de razão discordas da frase do nosso querido presidente.

Usa agora a tua sensibilidade ( ou aquilo a que tu chamas sensibilidade ) para antecipar as consequência de ter na presidência uma pessoa que pensa o que o presidente pensa...

Luis Moutinho disse...

Gostei especialmente da resposta ao comentário!
Isso é óbvio.
A reacção à informação depende de uma infinidade de questões prévias.
Como os valores a que se dá mais importância, o que não é uma questão totalmente racional, mas é uma questão muito mais importante que quelaquer enunciado económico...

maloud disse...

O silogismo, no mínimo, levar-nos-ia a uma grande monotonia. Ainda bem, que duas pessoas inteligentes, informadas e honestas chegam a conclusões diferentes perante o mesmo problema. Senão teríamos Um Admirável Mundo Novo.