domingo, março 12, 2006

A Besta dos Balcãs



Ao contrário do que se deseja também para demais predadores, Slobodan Milisevic acabou por morrer no cativeiro.
Ora, de acordo com a suspeição do seu advogado, Zdenko Tomanovic, isso terá acontecido por meio de envenenamento.

Faz todo o sentido: como é do conhecimento geral, a Holanda é um covil de déspotas onde a injustiça e desumanidade imperam. Razões suficientes para suspeitar que, sob custódia do Tribunal Penal Internacional em Haia, o ex-ditador corresse sérios riscos de vida.

Assim, para provar sem sombra de dúvida o homicídio, o sr.Tomanovic exigiu que a autópsia ao corpo do animal fosse feita por médicos moscovitas o que, como se esperava, foi-lhe negado.

A família da Besta e o que resta dos seus acólitos terão agora uma pequenina oportunidade para espernear pelo seu mártir e, numa revoltante inversão da realidade, berrar 'assassinos'.

Haverá quem, com a melhor das intenções, acredite nessa estória de veneno. Pela minha parte, acho que fazem bem, não pela prova ou ausência dela mas porque quando alguém decide a morte de 2.000 pessoas (para citar só o Kosovo) arrisca-se a arranjar um inimigo ou outro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os "feitos" de Milosevic são típicos de quem está certo da sua razão.
Do "lá de cá" também há gente dessa, e bastante poderosa.
Apenas vão tendo menos liberdade de acção.
Mas isso muda. Começa-se por fechar "terroristas" em Guantánamo, fazem-se umas torturas ( um mecanismo que serve para tudo menos para apurar uma qualquer verdade ), pôem-se umas câmaras aqui e ali, fazem-se escutas.
Depois, bem, depois alarga-se o conceito de terrorista...