sábado, fevereiro 25, 2006

A cultura, essa arma de arremesso

A cultura de um indivíduo é o resultado do tempo que este dispendeu a desfrutar da arte, transformada em bagagem intelectual.

O seu valor não está em discussão mas existem alguns abusos pouco apropriados da bagagem cultural, principalmente em debates de ideias, que infelizmente são bastante vulgares:

1. O uso dos items da bagagem de uma forma que tenta tirar partido da presumida ignorância dos outros, usando-os como estandartes de uma suposta superioridade ( geralmente apenas arvorada de forma implícita, mas clara ).

2. O arremesso metralhado de vários items culturais de que nos "apossámos" como forma de esmagar o próximo com o nosso peso e o peso da nossa bagagem.

3. O uso do raciocínio dos outros para substituir o nosso próprio raciocínio, porventura demasiado fraco ou preguiçoso para ser utilizado.

Reconheço que é difícil resistir a estas tentações, mesmo quando se é como eu, essencialmente um ignorante.

1 comentário:

Anónimo disse...

mais do que bagagem, carregada numa mala, inerte, a que se acrescentam coisas ou se retiram outras, cultura é aquele pedaço de terra onde se cultivam ideias, hábitos, preconceitos... tudo o que podes conceber como bom ou mau. é um conceito tão amplo e abrangente que o chegamos a confundir apenas com a nossa bagagem. pois é... cultura é também a bagagem do outro e é também o seu pedaço de terra. e
arremessá-la é também deitar semente à terra.

não sejas a semente que se impõe (como a acácia)...

juro que não ando a ler livrinhos de auto-ajuda nem nada dessas porcarias... eheheheheheheh

só estou inspirado