sábado, maio 03, 2008

Direitalhaços

José de Pina inventou o conceito de Esquerdalho para designar aqueles indivíduos que se usam na política para se poder dizer que se é de esquerda.

O PS é especialista, claro, na utilização de esquerdalhos: José Sá Fernandes é o Esquerdalho de António Costa, Manuel Alegre é o Esquerdalho do PS, Mário Soares foi o Esquerdalho de Sócrates nas presidenciais e Freitas do Amaral foi o Esquerdalho de Sócrates no Governo.

Mas José de Pina ainda não reparou no reflexo de direita do Esquerdalho. Este pode ser chamado de Direitalhaço.

O que é um Direitalhaço? Ao contrário do Esquerdalho, que já é uma figura conhecida antes de ser Esquerdalho, o Direitalhaço é desconhecido antes de o ser. Às vezes continua desconhecido depois de o ser.

Para que serve o Direitalhaço? Enquanto que o Esquerdalho serve para fazer os eleitores distraídos pensarem que o PS é de esquerda, o Direitalhaço serve para fazer os eleitores distraídos pensarem que o PSD não é verdadeiramente de direita.

O Esquerdalho permite apodar de esquerda, políticas que são de direita.

O Direitalhaço tem uma missão mais ambiciosa: pretende convencer os basbaques que as políticas que defende são as únicas políticas verdadeiramente de direita e, mais ainda, as únicas políticas que poderão tirar a pátria do fétido buraco onde se encontra.

Por onde anda o Direitalhaço? No passado, os primeiros Direitalhaços apareciam e desapareciam em colunas de opinião nos jornais de maior circulação, como fogos-fátuos: uma coluna de um MBA desconhecido a favor da livre iniciativa num jornal semanário aqui, uma página de um jovem prof. da Universidade do Porto denunciando os gastos do SNS e a sua vantajosa substituição pelos seguros privados, escrita desta vez num jornal diário de circulação nacional, etc.

Mas entretanto surgiu a Internet e os Direitalhaços infestam a blogosfera. Há dezenas de blogs, todos eles se ligam uns aos outros e parece que todos os Direitalhaços se conhecem.

Quem são os Direitalhaços típicos hoje em dia?

Apesar de denunciarem a preguiça dos portugueses ( «trabalham como marroquinos» ), os Direitalhaços têm muitas vezes empregos no Estado ou são professores em universidades privadas. De qualquer forma, os seus empregos permitem-lhe passar horas a escrever nos seus blogs e a passear pelas caixas de comentários dos blogs de outros, o que significa que não parece ser necessário que os portugueses deixem de trabalhar como marroquinos para ajudarem à salvação da pátria.

Outra característica que os parece unir é serem quase todos adeptos do F.C. Porto e festejarem as suas vitórias com um permanente e, já inexplicável, espírito revanchista, sempre a lembrar aquele árbitro com nome esquisito (Calabote? Zagalote?) que não quis parar um jogo do Benfica num ano em que o Porto até acabou por ser campeão.

Finalmente, os Direitalhaços são adeptos de uma polícia firme e autoritária, que prenda os malfeitores que infestam este país e o tornam inseguro quando fazem arrastões em Carcavelos ou nos comboios da linha de Sintra. São adeptos de uma lei e de juízes que não libertem os malfeitores que aterrorizam o país.

Assim são os Direitalhaços: entusiastas do trabalho, do respeito e cumprimento da lei, de Pinto da Costa e de Alberto João.

P.S. Quem é o Esquerdalho dos Diretalhaços? É Vasco Pulido Valente, velho e ainda a querer pagar os almoços no Gambrinus, serve para fazer passar a ideia que os Direitalhaços respeitam o regime democrático, as liberdades individuais e a igualdade dos cidadãos perante a lei.

Sem comentários: