sábado, maio 24, 2008

A saúde

Existe em Portugal um mito relacionado com a Saúde que vale a pena tentar desmistificar.
É o mito de que o sector privado proporciona melhor tratamentos aos doentes e é uma alternativa ao SNS.
A verdade é que os sistemas privados funcionam melhor porque pouca gente tem beneficiado deles até agora.
Mas basta tentar usar alguns hospitais privados que abusaram nos contratos das seguradoras para constatar que, se o sector privado passar a tratar muita gente então fica tão caótico como o público.
Também por isso alguns novos hospitais privados limitaram enormemente os contratos firmados com as seguradoras. Para garantir a qualidade do serviço.
Entretanto, com ou sem o desmantelamento do SNS feito pelo Estado, a iniciativa privada encarrega-se de o fazer.
Vão abrir dezenas de hospitais e para preencher o quadro médico vai-se recrutar ao Estado. Os médicos que transitam para o privado já não o fazem em regime de acumulação massim em regime de exclusividade.
É de esperar que a qualidade do serviço no SNS diminua (Salvam-se os hospitais universitários mas estes são aqueles que têm a seu cargo as situações mais desesperadas).
É verdade que já boa parte dos Portugueses usufrui de seguros de saúde. Mas também é verdade que uma boa parte não usufrui. Por outro lado, os pacotes de seguros mais populares não cobrem as despesas em casos de doenças mais críticas, como muitos tipos de cancro.
O Estado fica assim com o encargo de cobrir as situações mais graves e financeiramente onerosas.
Fica assim posto em causa o acesso á saúde, universal e tendencialmente gratuito consagrado na Constituição da República.
A consequência a prazo será a diminuição da esperança média de vida, pelo menos entre as pessoas com menos posses.
Tudo isto, pelo mesmo preço.
É por isso que alguns bons países liberais por essa Europa afora não permitem e existência do sector privado na área da saúde.
Noutros países, de boa cepa Social Democrata, não existe SNS e o Estado assegura um seguro de saúde universal que permite a toda a gente o acesso à medicina privada.
Aparentemente, caminhamos para o pior dos mundos.

Sem comentários: