sexta-feira, junho 06, 2008

Lusofobia já!

Os Ainu do norte do Japão voltam a ser gente, com direito a língua, cultura e território próprios, anuncia o Le Figaro online . Isto é, voltam a ser ainu, que significa precisamente humano. Esta minoria da ilha de Hokkaido é mais um exemplo de um povo esquecido o qual, por ser autóctone, se tornou vítima de leis e práticas racistas impostas pela etnia ocupante (como os Saami da Suécia, também chamados lapões, cuja segregação foi oficialmente abolida em 1976).


Estava eu a passar os olhos pelas fotos quando a certa altura leio que, por causa de séculos de segregação e racismo, esta pobre gente lamenta hoje em dia ter apenas 17% de licenciados entre os seus, quando um terço de todos os japoneses tem canudo.

Tendo em conta que a parcela de portugueses com educação superior deve andar à volta de 10%, como toda a gente gosta de dizer, "a mais baixa da Europa", pergunta-se: quem é está disposto a nos ocupar e tratar como subhumanos sem direito a selecção de futebol (uma coisa que até os norte-irlandeses têm) para que possamos chegar, pelo menos, àquele este resultado?

____________________________________________
A foto, de um cavalheiro Ainu, foi tirada por Christina Witt. É na fartura das sobrancelhas e no bigode cerrado que deposito alguma esperança.

Sem comentários: