segunda-feira, maio 08, 2006

O bode expiatório


NÃO SEI SE ZACARIAS MOUSSAOUI É CULPADO pelos milhares de mortos nos atentados de 9 de Setembro de 2001.
Não saberei dizer com toda a certeza, e poucos saberão, se o homem pertencerá mesmo à omnipresente e omnipotente Al-Qaeda. Se calhar não passa de mais um pobre ansioso, como tantos nos dias que correm, fugindo para a frente de um destino extremo.

Também não saberei se o tribunal de Alexandria apenas quis evitar fabricar um mártir ou castigar o sr.Moussaoui, não lhe satisfazendo essa patética vontade de morrer.

Só sei que foi um dia feliz esse em que, num país com um currículo de direitos humanos pouco exemplar, um homem diabolizado pela opinião pública americana e tornado objecto de contrição da administração não foi condenado à pena morte.

Talvez esteja a ser ingénuo mas gostava de acreditar que se abria aqui um precedente.

4 comentários:

maloud disse...

Eu gostava de acreditar que os EUA, que gostam de dar lições ao mundo, abolissem de vez a pena de morte.

dorean paxorales disse...

Esta semana, o Sr.Moussaoui afirmou ter ficado tão impressionado com aquilo que chamou "imparcialidade" do tribunal, incluindo o júri, o que perguntou a um juíz se podia reconsiderar a sua prévia declaração de culpa (o que lhe foi recusado, claro).

Ele há doidos para tudo.

maloud disse...

Ele há doidos para tudo, e este é mesmo doido varrido. Alás, dias depois do 11 Set, ouvi o irmão dele dar uma entrevista à Antenne 2 e fiquei esclarecida sobre a personalidade do Moussaoui. Agora não esqueça que há relativamente pouco tempo, esse farol da Humanidade executou um atrasado mental.

Aardvark disse...

O gajo é atrasado mental, mesmo para o padrão dos membros da Queda.

Mas concordo com a sentença, é sádica:

- Quero morrer! Quero morrer! Quero morrer!

- Não morres! Não morres! Não morres!