sábado, maio 20, 2006

E estavam à espera de quê?



"MINISTÉRIO PÚBLICO ARQUIVOU PROCESSO CONTRA JOSÉ LUÍS JUDAS [autarca] E AMÉRICO SANTO [construtor civil]", no Público de hoje.

Entretanto, no meu blogue de flames favorito, o blasfémias, têm andado num frenesim (está bem, eles andam sempre com fogo no rabo por qualquer assunto mesmo): aquilo é postas sem fim contra o conceito de ordens profissionais pois parece que vai contra a "concorrência" (!?).

Eu li tudinho o que escreveram, comentários e respostas aos comentários, e respostas às respostas às respostas, e até agora também ainda não percebi a lógica. Acho que tem qualquer coisa a vêr com, uma associação de, vá lá, arquitectos ser incompetente para avaliar a competência de um recém-licenciado em arquitectura e o consumidor, esse sim, ser quem saberá melhor zelar pela conduta do profissional.

Ah, e no melhor espírito auto-didacta da casa, parece que nem licenciaturas deveriam ser necessárias.

Não há dúvida que os Sr.s Judas e Santo não estão sozinhos na sua luta contra a burocracia, essa verdadeira força de atraso da nossa sociedade.

2 comentários:

maloud disse...

O Blasfémias não leio, mas noutros lados mais credíveis tomei conhecimento que o exame à Ordem custa um balúrdio incomportável, para quem está a começar a carreira, e a Ordem não aceita todas as licenciaturas, homologadas pelo Ministério.

dorean paxorales disse...

E eu serei concerteza o último a defender os interesses desses sindicatos de luxo. Mas, apesar dos desvios, têm uma função pública e devem existir.

(está aqui a nascer uma posta...)

No fundo, foi contra a irresponsabilidade da política de tábua-rasa blasfema que me levantei: aquele simplismo dogmático que me faz tanto rir embora, e ao mesmo tempo, me assuste a idéia que a sociedade portuguesa tenha produzido estas mentalidades. E, em alguns casos, pago 'com o dinheiro dos contribuintes' (como eles gostam de dizer) a formação daqueles proto-quaquer-coisa.