quarta-feira, outubro 01, 2008

Postais de férias, 2

Para entrar em Sutton Hoo, Inglaterra, e ver ao longe dois ou três montes de terra (são túmulos de anglos importantes mas ninguém sabe de quem ao certo) paga-se os olhos da cara. Mas com o dinheiro, o National Trust financia a investigação sobre os mesmos e construiu um museu ao lado onde se conta a história da ascenção e queda do povo que deu o nome ao país.
Há projecção de documentário vídeo e reconstituição à escala do principal túmulo (com barco e tudo). Os painéis incluem o relato da descoberta arqueológica nos anos trinta. Há letreiros, mapas, guias auriculares (com leitura de poemas coetâneos), um chorrilho de informação, incluindo um timeline para enquadramento com a história de outros lugares do mundo.
O sítio, para quem não sabe, fica no meio do nada da planície do Suffolk.

O castelo de Silves é quase contemporâneo, vem do século 8.º. Para lá entrar, paga-se um euro e qualquer coisa a um senhor que nos entrega um A5 couché onde está impresso o bilhete-mapa. Há umas vitrines à frente com t-shirts alusivas mas sem vontade estética. E é tudo.

Mais abaixo na cidade, num jardim simpático, uma pequena exposição gratuita de poesia almôada do último rei muçulmano de Silves tem ao dispor cartazes de turismo andaluzes em rama para colecta de turista confuso.

Sem comentários: