A grande ilusão
Hoje em dia há muita gente que acalenta e divulga a patética ilusão de que a propagação da globalização e dos capitalismo globalizado vai levar à propagação da democracia e do respeito pelos direitos humanos.
Tal não vai acontecer. O capitalismo nunca levou à democracia. Foi sempre a democracia que levou ao capitalismo.
Mas para o capitalismo, a democracia não é o paraíso. Em democracia as pessoas têm férias, direitos, reivindicações e poder. Nada disso interessa ao capitalismo.
O que interessa ao capitalismo são os regimes autoritários que permitem liberdade de deslocação e de negócio mas que proibem as liberdades políticas: opinião, greve, etc.
Ao capitalismo o que interessa são escravos, autómatos, consumidores. A globalização coloca em desvantagem competitiva qualquer país que garanta ao indivíduo comum mais direitos do que aqueles que maximizam os ganhos do capitalismo.
O exemplo clássico é o Chile de Pinochet mas obviamente que no mundo actual existem outros exemplos muito mais assustadores.
Por isso, a globalização não vai trazer, como não está a trazer, mais democracia e liberdade. Pelo contrário, vai trazer, e está a trazer, menos democracia e liberdade.
Em Portugal, basta ler e acompanhar o percurso de herdeiros do Salazarismo, como Henrique Raposo, para verificarmos que esta é a verdadeira tendência.
2 comentários:
Excelente texto.
Essa foi bem ignorada.
Enviar um comentário