quarta-feira, agosto 20, 2008

Frases que eu me envergonharia de ter escrito

O Dorean diz aqui que gostava de ter escrito a frase que termina este artigo de Pedro Mexia.

Eu cá tinha vergonha de escrever aquela frase.

Tinha vergonha de dizer que a verdade sobre o Comunismo Soviético foi revelada por um conservador autoritário, adepto dessa ideologia fanática e destruidora que é o pan-eslavismo.

Quem quisesse pensar, já teria percebido a natureza do Comunismo Soviético após a invasão da Hungria e da Checoslováquia.

O "Arquipélago de Gulag" é uma monótona e longa (bem Russa) descrição de julgamentos sumários, enumeração de prisões, campos, injustiças, etc.

Poderia ser tudo inventado.

Li o livro todo.

E também li o Chico da CUF, a versão Portuguesa, fotocópia do original: "26 Anos na União Soviética" (a tentar sair de lá) e "A União Soviética vista pela própria imprensa".

Impressionaram-me mas não me disseram nada de essencial. O essencial eram as histórias da Hungria e de Praga. Essas eram indesmentíveis e, para além da conhecida denúncia das purgas Estalinistas, eram suficientes para perceber a natureza incontornável do regime.

Os Direitalhaços insistem em atacar o cadáver e não percebo a tua insistência, Dorean, em atacá-lo também.

Porque o cadáver, quando ainda não era cadáver, ajudou, e muito, a controlar os excessos do lindo sistema em que vivemos, nomeadamente a garantir a democracia e a liberdade de expressão.

(Churchill, a dada altura, enviou para a US como embaixador um aristocrata Socialista Democrata para rapidamente reconhecer que não havia seres por quem os Comunistas nutrissem mais horror do que Socialistas Democráticos, ainda para mais, aristocratas)

O ataque que hoje em dia ainda se faz ao Comunismo e o elogio de conservadores autoritários como Soljenitsin prenuncia apenas um ataque final à democracia e à liberdade de expressão no Ocidente.

Numa altura destas que outra utilidade poderia ter este tipo de atitude, que se vê hoje com tanta frequência entre os Direitalhaços?

Porque é que não se lembram de atacar o Nazismo ou o absolutismo Francês do século XVIII?

Sem comentários: