O revivalismo xiíta (*)
Vicente Jorge Silva mostra-se surpreendido, no DN de hoje, com o facto de até a Time, ('insuspeita', de facto) opinar que a concertação entre Hamas, os vários Hezbollah que para aí há e a Al-Caida é apenas aparente e nada tem a vêr com terrorismo.
De facto, é infelizmente costumeiro para os ocidentais remeter a origem dos conflitos no mundo muçulmano para os tais "reais ressentimentos islâmicos" da propaganda anti-americana. Costumeiro e conveniente para ambos os lados: o "nós contra eles" não requer explicações e acelera decisões. Pelo contrário, analisar instala a dúvida, inimiga da acção.
O que na revista americana se aflora é o que em outras publicações apesar de menos visíveis é discutido com maior nitidez: no xadrez da região as agendas dos vários poderes diferem bastante entre si e a imagem de um Islão unido contra o Grande Satã serve principalmente a quem se quer impor como líder da putativa união.
Esta estratégia do inimigo exterior não começou com Nasser ou outros nacionalistas árabes; muito antes disso, foi no cisma que empurrou sunitas e xiítas para uma luta pela supremacia religiosa (em que já califado e o sultanato se confundiam) que encontrou a sua origem. Mas a vantagem de que os sunitas gozaram até hoje, que em muitos casos, se traduziu em opressão da seita minoritária, tem vindo a ser ameaçada. Existe um ressurgimento xiíta que, embora até possa encontrar paralelo na revolução iraniana de '79, nunca até agora conseguiu extravasar as fronteiras do estado persa, ao que não é estranho o facto de nos países tradicionalmente inimigos de Israel a maioria da população ser sunita (como sunitas também são os árabes da Palestina e do Hamas, pelos quais Teerão só chora quando lhe convém).
No jogo de influência sobre os milhões de almas que habitam o espaço muçulmano não ganha quem infligir mais derrotas militares aos E.U.A. e os seus aliados. Para ganhar a liderança basta mostrar iniciativa e capacidade de enfrentar o inimigo, pois a manipulação das emoções dos "ressentidos" já é exercício de poder de facto.
Na guerra actual, tal como durante séculos na Europa (onde também a religião comandava a vida), o combate é, antes de mais, pelo pragmático título de "Defensor da Fé".
foto: George W. Bush e o seu aliado sunita, o rei Abdul da Arábia Saudita, em Crawford, Texas (Associated Press, 2002)
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(*) título roubado ao livro de Vali Nasr, The Shia Revival: How Conflicts Within Islam Will Shape the Future , W W Norton & Co Ltd (2006)
1 comentário:
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