quinta-feira, março 19, 2009

18 de Março de 2009: Abolição da pena de morte no Novo México, E.U.A.

"Hoje marcámos o fim de um longo percurso entre o assunto da pena de morte e eu. Durante toda a minha vida de adulto, acreditei com firmeza que a pena de morte era uma punição justa, em casos muito raros, e apenas para aos crimes mais abjectos. Continuo a acreditar nisso.

Mas há seis anos, quando assumi as minhas funções de governador do Estado do Novo México, comecei a colocar em causa as minhas opiniões sobre a pena de morte.
O problema tornou-se mais tangível para mim porque sabia que chegaria o dia em que uma de duas coisas aconteceria: fosse tomar uma decisão sobre um projecto de lei para abolir a pena de morte, fosse, (numa perspectiva) mais difícil, assinar a pena de morte de alguém.

Qualquer que seja a minha opinião sobre a pena de morte, não tenho suficiente confiança no sistema judicial, no seu funcionamento actual, para ser o árbitro final quando se trata de decidir quem morre e vive após um crime. Se o Estado tomar esta decisão extraordinária, o sistema deve ser perfeito e nunca pode enganar-se.

Mas a realidade é que o sistema não é perfeito, longe disso. O sistema é por natureza defeituoso. As análises de ADN provaram-no. Inocentes foram colocados no corredor da morte em todo o país."


Discurso do governador do estado, Bill Richardson (não faço a mínima se é democrata, republicano ou monárquico, nem me interessa).


_______________________________________________
Tradução e fonte: DN

Sem comentários: