quarta-feira, março 05, 2008

A ilusão das instituições supra-democráticas

Falei aqui num artigo passado na ilusão que se cria à volta de instituições supra-democráticas, como a OMC ou a Comissão Europeia.

Um propagandeador destas ideias é Fareed Zakaria. No seu livro "O Futuro da Liberdade", Fareed, editor da Newsweek, torce os factos para os adequar ás suas teorias.

Prometi que ia apresentar um contra-exemplo das suas teses.

Fareed descreve um projecto de racionalização das bases militares no território Americano ( Project Concise ) como um projecto apolítico que resultou numa decisão racional e acertada, sem a influência nojenta dos decisores políticos.

Fareed está enganado. O general H. Norman Schwarzkopf, vencedor da 1ª guerra do Iraque, foi um dos principais burocratas autores do projecto inicial de racionalização, apresentado após aturado estudo.

Na sua autobiografia, "It doesn't take a hero", o general apresenta esse mesmo projecto como o exemplo de uma decisão 100% política.

Ele chega a descrever a cena de um senador do Alabama que, após ouvir uma detalhada apresentação justificando o fecho de Fort McClellan, na altura a base menos eficiente do exército, se virou para os burocratas e, depois de elogiar o seu trabalho, disse: "You go back and tell your bosses in the Pentagon that as long as I am the senator from the great state of Alabama, you ain't nevuh gonna close Fort McClellan!"

O general avalia a decisão final como sendo 100% política. Fort McClellan ainda é uma base activa do exército Americano.

Sem comentários: