terça-feira, fevereiro 05, 2008

Uma tomada de posição

Com a chegada da China ao estatuto de 1ª potência mundial é importante que a opinião pública ocidental ( dado que os governos Ocidentais muito provavelmente não o farão ) exija do governo Chinês resposta ás seguintes perguntas:

1. Que papel terá a China na manutenção da ordem internacional? Qual o entendimento comum de quais os conflitos que ameaçam a ordem internacional e qual o papel da China na sua resolução? Por exemplo, estará a China disposta a enviar tropas para o Iraque, a convite do novo presidente Americano John McCain, para ajudar os Americanos a consertar aquilo que eles partiram, dados que é imperioso repôr a ordem no Iraque e os Americanos não têm meios para tal?

2. Como vai lidar o governo Chinês com a liberdade e a democracia nos países ocidentais, no seu próprio país e nos países em desenvolvimento? Quanto mais não seja porque é muito bonito estarmos todos juntos na OMC e os países ocidentais estarem com as calças, quero dizer, as barreiras alfandegárias caídas para os produtos dos países membros mas depois não é possível verificar se um país que vende produtos abaixo do preço de custo das mercadorias que os compõem está deliberadamente a praticar o dumping com a intenção de enfraquecer as economias rivais.

Como é? Andamos todos juntos a trocar produtos e a enriquecer e melhorar o mundo, ou não?

Tenho a certeza que o governo Chinês, uma vez posto perante estas questões, lhes saberá dar as respostas mais adequadas, usando a astúcia e sabedoria que sempre caracterizaram o povo Chinês.

Sem comentários: