terça-feira, dezembro 01, 2009

Antes que o dia acabe

Não quero deixar de agradecer aos nossos amigos catalães, especialmente aos ceifeiros (els segadors) a sua contribuição para o feriado que hoje celebramos.
Não fora a sua revolta, em Junho de 1640, e a sublevação que se lhe seguiu, e a esposa de D. João IV talvez não precisasse de insistir com o marido para este aceitar a coroa de Portugal.
Agradeço aos ceifeiros mas também à oligarquia catalã que, percebendo que era tão alvo da revolta popular quanto Castela, se foi meter debaixo das saias de Richelieu e de Luis XIII.
Um último agradecimento à pobreza atávica deste país. Única razão pela qual Filipe IV, colocado entre a espada franco-catalã e a parede portuguesa, escolheu enviar o seu exército para nordeste.
A todos o meu muito obrigado.
Hoje o meu dia foi fenomenal.

1 comentário:

dorean paxorales disse...

Tens também de agradecer ao Olivares, primeiro-ministro dos reinos, o aumento de impostos, a criação de um exército ibérico para as guerras em que castela se metia, e a sua política de unificação constitucional da península, do mediterrâneo ao atlântico.

Tens de agradecer aos ingleses a ajuda militar a nós prestada.
Tens de agradecer aos franceses a sua rivalidade com os Habsburgos.

E, finalmente, tens agradecer a todos os portugueses de aquém e além-mar (a rica catalunha não tinha colónias ultramarinas) que morreram entre 1640 e 1668. Estes, concerteza, não queriam ser duques por um dia mas reis toda a vida. E foi que responderam aos espanhóis durante quase trinta anos de guerra.