sábado, abril 18, 2009

O tom e o tema


Depois da posta sobre "Los Girassoles Ciegos" pus-me a pesquisar o título em português e descobri que o livro acaba de ser editado pela "Sextante". Boa notícia. No entanto, a escolha da capa - a reprodução de um cartaz de propaganda republicana da época - parece-me um bocado infeliz. Está muito longe do tom e do tema do livro.
O subtítulo, "4 histórias da guerra de Espanha", aprofunda o mal entendido.
Não são "4 histórias da guerra de Espanha". São quatro histórias sobre o medo, a solidão, o fanatismo e a dignidade. Sobre as consequências do fascismo apostólico que, depois de vitorioso, reclama ainda o sangue do vencido. Sobre a grande, imensa derrota que se abate sobre todos, vencedores e vencidos de uma guerra fratricida.
Este sentimento de derrota colectiva foi abafado pelo ruído breve dos festejos e paradas nacionalistas, apenas para ser recuperado 20 anos mais tarde, ironicamente, pela geração dos filhos dos vencedores. No cinema - Carlos Saura (La Caza), Basilio Martin Patino (Canciones Para Después de Una Guerra) - e na literatura Rafael Sánchez Ferlosio (Jarama).
Não, não são 4 histórias sobre a guerra. São 4 histórias sobre a miséria e o sofrimento do pós-guerra, quando a ausência da adrenalina do combate deixa os indivíduos finalmente a sós com a desgraça.

1 comentário:

dorean paxorales disse...

Ou "Para além da literatura, a estética" ;)