domingo, novembro 16, 2008

Valha-nos S. Paulo

Nas últimas postas, o Dorean ligou a emigração crescente com a (falta) de educação dos Portugueses.

Para o Dorean, a falta de crescimento económico do país é consequência da falta de educação e causa da emigração crescente e inevitável (para já).

Concordo com a segunda parte da tese. Tenho mais dificuldade em reconhecer fundamento à primeira parte.

Comecemos pelo fim (será?). A emigração crescente é um produto inevitável da economia. Na economia, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Se Portugal vende menos do que compra e se o investimento estrangeiro não compensa esta diferença, então, num mundo de livre circulação de bens, capitais e pessoas, são os Portugueses que se vão embora. Empobrecem e enfraquecem o país mas enriquecem-se a eles próprios, e fazem muito bem.

Mais importante que Portugal ser forte é os Portugueses serem felizes.

A 1ª parte da ideia do Dorean é mais contestável. Partilho inteiramente da sua urticária em relação ao pouco interesse dos Portugueses pela educação e pelo conhecimento. Mas questiono que a solução para os prolemas económicos do país passe pelo aumento da educação (qualificações) dos Portugueses.

Pelo contrário, defendo a ideia, antipática e pouco urbana, de que o aumento do nível de educação dos Portugueses é uma causa, e não uma consequência, do progresso da economia.

Aliás, acho até que isto acontece em todo o lado, com excepção dos países comunistas, onde o aumento dos níveis de educação não parece ter trazido nenhuma melhoria visível na economia.

Não vou insistir em exemplos anedóticos, baseados em países que têm tido ultimamente crescimentos de dois dígitos na sua economia e que têm tudo menos recursos humanos qualificados.

Não vou também examinar a especificidade da economia Inglesa. Limito-me a lembrar duas coisas: O Reino Unido é um país exportador de petróleo e a língua Inglesa é, por si, um factor inevitável de geração de receitas e de atracção de emigrantes, nomeadamente de emigrantes qualificados (e começa aqui a contradição).

Vou antes pegar no fundamento da coisa. A ideia é que a economia Portuguesa é fraca porque a produtividade é baixa. A ideia seguinte é que a produtividade da força de trabalho, sem dúvida o maior gerador de riqueza num país sem recursos naturais, é baixa porque a educação é baixa.

É um facto que a produtividade de economia Portuguesa é baixa. Mas eu sustento que essa baixa produtividade é, em primeiro lugar, um produto da geografia. Nomeadamente da localização remota do país.

A dimensão natural dos mercados da economia Portuguesa é pequena. É mesmo a menor da Europa. E isso mede-se de forma simples. Num mapa da Europa, tracem-se circunferências centradas em Lisboa (ou no Porto, se se fôr bairrista). Usem-se raios de 400, 700 e 1200 quilómetros.

Ao redor de Lisboa, qual a população existente , nos raios indicados?

Para facilitar, quais as grandes cidades?

400 quilómetros ao redor de Lisboa estão o Porto e Sevilha. 700 quilómetros estão Madrid e Rabat! Com 1200 quilómetros chega-se a Barcelona e a grande parte de Marrocos.

Centrem-se agora esses círculos ao redor de outras cidades Europeias, nomeadamente das capitais.

Conclui-se facilmente que mais remota que Lisboa só Reikjavik, na Islândia.

Se, por absurdo, se movesse Portugal para o mar do Norte ou para o canal da Mancha, a nossa produtividade aumentaria rapidamente.

A situação geográfica torna a nossa economia fraca e as economias fracas dispensam recursos qualificados.

Um retorno à emigração serve para demonstrar esta realidade. Hoje em dia, a emigração Portuguesa não se compõe só de recursos não qualificados. Aliás, tu sabes isso muito bem, Dorean.

Os poucos que nos lêem pensem no número de relações que foram viver para S. Paulo, no Brasil ou que passam o tempo em ponte aérea com (S. Paulo de) Luanda.

Mas também a emigração para a Europa é diferente. Ela não inclui só pessoas sem qualificações. Cada vez mais ela inclui recursos qualificados. E isso acontece porque as economias Europeias têm mais necessidade desses recursos que a nossa. Porque são mais evoluídas.

Antes de chorarmos a nossa falta de educação, vale a pena olharmos com realismo para a nossa situação e identificar um modelo de desenvolvimento em que tenhamos vantagens competitivas.

Provavelmente o apregoado cluster do mar será um dos caminhos.

Mas, acima de tudo, vale a pena olharmos para as nossas forças e tirar partido delas, de preferência a chorarmos permanentemente as nossas fraquezas, tentando aparecer bem em todas as fotografias de todos os indicadores internacionais.

Entretanto, a emigração é uma das formas que as pessoas encontram para lidar com a fraqueza da nossa economia.

6 comentários:

dorean paxorales disse...

primeiro contraponto por ordem aleatória:
-a produção de petróleo+gás natural+carvão = 10% do PIB no UK;
-manufactura=20%;
-serviços financeiros+negócios=70%.

dorean paxorales disse...

contraponto 2:
-por cada alfabetizado que emigra de Portugal, vão centenas de não-qualificados. É aí que a população mingua.

dorean paxorales disse...

contraponto 3:
-a economia, para além da produção, também cresce com o consumo; a faixa etária com maior rácio consumo/rendimento desceu consideravelmente nos últimos quinze anos, à custa do crédito individual.
Para ter crédito é preciso emprego e não educação=abandono escolar. Como o trabalho não-qualificado é mal renumerado=emigração.

dorean paxorales disse...

contraponto 4:
-os emigrantes não enriquecem. Por cada "história de sucesso" no telejornal há centenas de milhar a viver em buracos, a trabalhar forçados por 5 euros por dia, sem seguro de saúde ou reforma, nas fábricas, nos estaleiros, nas limpezas. Alguns mesmo negreiros, fazendo uso da cidadania europeia para exploração de colegas ilegais.
Deixemo-nos de romantismos, por favor.

dorean paxorales disse...

contraponto 5:
-estar no centro da acção é importante mas... Qual a distância de Madrid à próxima capital europeia?
-qual a diferença de PIBPC entre a Islândia e Portugal?
-Viena fica no meio da Europa com mais centros financeiros e capitais num raio de 500 km que a maioria. No entanto, o PIBPC é apenas 20% maior que o português. E não houve ali revoluções...

(continua)

Aardvark disse...

Ora bolas!

E eu que pensava que a minha posta tinha sido lida por 5 pessoas.

Afinal foste tu que comentaste 5x.

Respondo-te um dia destes.

Hoje não dá.