Caro Anónimo
"Faça-se um referendo sobre quem pode e não pode ter colunas em orgãos de comunicação privados! Já! E depressa!"
Oh meu caro anónimo.
O seu fanatismo ideológico e a sua, digamos, "falta de agilidade" intelectual, a conclusão manipuladora e o tom ameaçador da mensagem não me surpreendem.
Fica uma lição que lhe dou. Resta-lhe depois descobrir quem eu sou, apanhar-me na rua e dar-me uma tareia, ou pior. Uma atitude consequente com a sua forma de estar na vida:
Eu defendo a competição típica de uma economia de MERCADO e não a corrupção típica de um capitalismo MONOPOLISTA.
Para além disso, vivo num país onde a liberdade de expressão é SUPOSTAMENTE protegida.
Os jornais PRIVADOS, precisam de RECEITAS. Estas RECEITAS são, directamente ou indirectamente, pagas por LEITORES.
A não ser, claro, que estes jornais sejam financiados para servirem como meios de PRESSÃO e PROPAGANDA, ao bom estilo Comunista, ou Nazi, escolha o que prefere.
Se os leitores o consentirem, essa será muitas vezes a escolha dos ACIONISTAS.
Num regime LIBERAL e de MERCADO, tenho todo direito de fazer as críticas que fiz e de dizer aos LEITORES dos ditos jornais:
Vocês ( e eu ) PAGAM aqueles jornais. Tenham uma coisa em conta: perguntem-se sobre qual o critério para que fulano ou sicrano escreva lá regularmente: quem é, o que o recomenda, onde estudou e quem lhe pagou os estudos, quem lhe paga o ordenado, em que grupos de interesse se move.
Sobre o conjunto de colunistas de um jornal interessa perguntar quão representativos são dos variados sectores e grupos de interesse da sociedade.
A tão afamada CORRUPÇÃO também passa por estas coisas!
Depois de fazer esta análise passei a comprar cada vez mais os jornais económicos.
Com dinheiro não se brinca e a propaganda é perigosa: é muito difícil mentirmos aos outros sem acabarmos a mentir-nos a nós próprios.
Se mais fizessem como eu talvez as escolhas de colunistas fossem mais cuidadosas e talvez os nossos jornais, ditos generalistas, reflectissem um leque de opiniões mais variado e não se ocupassem a dar credibilidade a certas ideias e pessoas, descredibilizando outras, talvez menos convenientes e menos lucrativas para os ACIONISTAS.
4 comentários:
E pronto. Lá se vão os quatro gatos-pingados que ainda liam este blogue. :))
Essa é boa! Porquê? :)
Por causa da tua dedicação ao acordo ortográfico... 'Acionistas'?? ;)))
Sim, acionistas. Aqueles que têm as boas ações. :)
Enviar um comentário