sábado, junho 23, 2007

Teoria da conspiração

Dentre as teorias da conspiração mais delirantes há uma que me diverte particularmente.

Sendo absurda, é verosímil e poderia explicar o essencial da história do século XX.

Se fosse verdadeira...

Mas é absurda.

Essa teoria conta que Lenine e Trotsky foram abundantemente financiados pelos magnatas do petróleo Americanos.

Os campos de petróleo de Baku estavam na altura a começar a jorrar abundantemente e eram um perigoso competidor no fornecimento de petróleo.

A instituição do comunismo na Rússia eliminou esse competidor.

A teoria não tem fundamentação documental e na verdade parece delirante, especialmente conhecendo nós o Amor dos Americanos ao mercado e à livre concorrência.

Mas há uma situação de influência algo semelhante que ocorreu na mesma época e que merece a pena ser contada.

Quando as potências Ocidentais começaram a disputar o domínio do decadente império Chinês, no final do século XIX, os EEUU também estavam na corrida.

Por essa altura os Americanos levaram um grupo de jovens Chineses para os EEUU para estudarem nas suas universidades.

Um deles era Sun Yat Sen, que se tornou o 1º presidente da República Chinesa, que derrubou e sucedeu ao império. Os seus seguidores fundaram o Partido Nacionalista, liderado por Chiang Kai-shek, que combateu os Comunistas e os Japoneses na 2ª Guerra Mundial.

Hoje em dia o Partido Nacionalista governa a ilha Formosa (Taiwan), cuja independência não é reconhecida internacionalmente.

Existiam importantes laços de fidelidade e dependência entre os homens do Partido Nacionalista e sectores económicos dos EEUU.

Isso explica a intensidade da ajuda Americana aos Nacionalistas Chineses durante a 2ª Guerra Mundial, que não produziu resultados palpáveis, e desesperava Churchill sobremaneira.

As fidelidades retribuem-se.

Os Nacionalistas tinham favorecido os Americanos no acesso ao mercado Chinês e estes retribuíram o melhor que puderam, contra toda a lógica e racionalidade.

Tudo começou naquele grupo de jovens estudantes Chineses enviados para as Universidades Americanas.

Sem comentários: