terça-feira, julho 04, 2006

Índia vs. China, 1-1

A China e a Índia reabriram ontem, 3 de Julho, a antiga Rota da Seda no ponto em que esta servia de ligação entre o Tibete e a União Indiana e que estava fechado há 44 anos, data da ocupação chinesa: a passagem de Nathu La, nos Himalaias (4000 metros).

As autoridades prevêem que a nova estrada promova as trocas comerciais entre os dois países e ponha fim ao isolamento daquela área.

Globalmente, o acordo não passa de um reconhecimento tácito da anexação do Tibete pelo governo da RPC.

Com mais de mil milhões de habitantes cada um e taxas de crescimento económico anual de 20%, os dois gigantes aproveitam para mostrar ao mundo uma aproximação territorial que pode representar a formação futura de um bloco económico hegemónico.

Acontece que, e apesar da propaganda óbvia, a imagem que me fica do dia de ontem foi a das obras no lado chinês da dita estrada: o uso de dezenas de homens e mulheres os quais, de cara coberta, passavam de mão em mão as pedras que outros como eles haviam partido da rocha do chão a golpes de martelo. Como provavelmente os seus antepassados de há séculos e séculos devem ter feito inicialmente...

Sem comentários: