quinta-feira, setembro 17, 2009

Agualusa em Serpa

Não lhes chegava viver numa das cidades mais bonitas do país. Não lhes chegava não terem um único restaurante ruim para amostra. Os filhos duma magana daqueles serpenses ainda têm, ali à discrição, na praça 5 de Outubro que finjo ser de 1143, uma livraria-galeria-café-tertúlia de fazer inveja a qualquer urbanófilo tuga com pretensões londrinas. Com a vantagem de que o vinho foram-no buscar "já ali".

É um convite, este e-mail. Um convite ao portador e aos reencaminhados para assistir, veja-se bem, à apresentação do belíssimo romance "Barroco Tropical", de José Eduardo Agualusa. O escritor angolano desce a Serpa, ao Espaço VOL, na próxima quinta-feira, dia 24 de Setembro, pelas 21H30. E com ele desce também o radialista Fernando Alves que falará sobre a obra de Agualusa e sobre a sua recente experiência na leitura para audiolivro do romance "Um Estranho em Goa".

A festa arromba até às quinhentas com os improvisos jazzísticos do guitarrista Miguel Martins e do contrabaixista Carlos Barreto. Um concerto que tem o apoio da Câmara Municipal de Serpa. E da Adega de Medeiros.





Entretanto, continua patente até 2 de Outubro, na Galeria e na Cafetaria do Espaço VOL, a exposição de pinturas de Carlos António intitulada "Registos".

Para não dizer, como já antes dissemos, que amanhã [19 IX] temos por cá José Duarte para assinar a sua recente "História do Jazz". É por volta das 18H00 e mete audição de discos.

O Programa de final de Verão do Espaço VOL prossegue a 3 de Outubro, sábado, pelas 18H00, com uma festa a José Luandino Vieira. Este que é um dos mais relevantes escritores da Lusofonia passa por Serpa para deixar um relato sobre a sua próxima obra: "Livro dos Guerrilheiros". À obra do escritor angolano juntámos as cerâmicas de Heitor Figueiredo e as músicas alentejanas do novo projecto "Modas à Campaniça".

A 15 de Outubro, quinta-feira, pelas 21H30, encerramos o Verão em definitivo precisamente com a maior revelação musical deste Verão: os "Virgem Suta". Jorge Benvida e Nuno Figueiredo estarão disponíveis para uma sessão de autógrafos e para um pequeno concerto acústico.


Na "Vemos, Ouvimos e Lemos" (ou Espaço VOL), em Serpa. Onde a culpa agora é toda do Paulo Barriga.

Sem comentários: