domingo, maio 27, 2007

O mundo moderno

A investigação do caso Madelaine já valeu a pena: uma criança Romena, raptada em Málaga, foi encontrada em Vila Real de Sto. António.

Para além disso, resta esperar que a quantidade de recursos que a polícia está a empenhar e a desviar de outras investigações não seja muito prejudicial para o país.

A 7 Julho realiza-se em Lisboa a cerimónia da entrega dos prémios das maravilhas do mundo e a data é óptima para uma ataque à lá Al Qaeda, dada a simbologia do concurso e da data, 7.7.7.

A polícia Algarvia e a Portuguesa em geral tem outra preoucupação premente que é o aumento da imigração ilegal oriunda de Marrocos: basta passear no Burgau, ao pé da própria praia da Luz, no Brejão (Baixo Alentejo), ou em Campolide, para observar o fenómeno.

Alguns andam para aí a escrever que aqueles que criticam a atenção dada ao caso pela "Comunicação Social" (já não merecem a classificação de jornalistas) têm inveja da consequente atenção dada ao caso pela polícia, pressionada pelos mídia, e que gostariam é que a polícia desse a mesma atenção aos casos que os afectam directamente.

É um argumento bem próprio daqueles que hoje em dia trabalham na comunicação social. Se penssassem de forma diferente, não tinham emprego.

Contra a propaganda sufocante que nos rodeia, vale a pena lembrar que os recursos da polícia não são infinitos, que a atenção dada ao caso sacrificou a atenção dada a outros casos quiçá mais importantes para a segurança PÚBLICA, que a definição das prioridades de investigação da polícia Portuguesa não pode ser feita pelos mídia Ingleses, que quando a polícia dá mais atenção a um cidadão do que a outro consoante o seu poder de persuação e pressão é maior, então o ESTADO DE DIREITO e a CIDADANIA estão em risco.

Finalmente, vale ainda a pena lembrar que a atenção dada pelos mídia poderá ter sido prejudicial à pequena por poder colocar os raptores em estado de alerta e por os precipitar nas suas acções e ainda que as notícias sobre crimes dificilmente podem ser consideradas de interesse jornalístico pois dizem respeito aos tribunais e não à cidadania e à coisa pública.

Essas notícias são antes consideradas assuntos de "interesse humano", que são aqueles assuntos utilizados pela "Comunicação Social" para desviar os interesses das pessoas daquilo em que elas deviam estar interessadas enquanto interessados na coisa pública.

Pena é que, quanto maior o interesse dos mídia num caso de polícia, menor a possibilidade de ele ser resolvido com a serenidade que a verdadeira Justiça exige.

Para finalizar, falta explicar o interesse da imprensa Inglesa pelo caso: uma típica aldeia "Mediterrânica", num mês aprazível como Maio, boa comida, algumas das melhores praias do Algarve logo ali ao pé e uma colónia Inglesa residente que faz os repórteres sentirem-se em casa.

É bom ser repórter, não é?

Sem comentários: