segunda-feira, maio 28, 2007

Vou para ali


Mas volto.

domingo, maio 27, 2007

Música do meu tempo 6


Peter, Bjorn & John - Young Folks

Ah, a simplicidade nórdica...

O mundo moderno

A investigação do caso Madelaine já valeu a pena: uma criança Romena, raptada em Málaga, foi encontrada em Vila Real de Sto. António.

Para além disso, resta esperar que a quantidade de recursos que a polícia está a empenhar e a desviar de outras investigações não seja muito prejudicial para o país.

A 7 Julho realiza-se em Lisboa a cerimónia da entrega dos prémios das maravilhas do mundo e a data é óptima para uma ataque à lá Al Qaeda, dada a simbologia do concurso e da data, 7.7.7.

A polícia Algarvia e a Portuguesa em geral tem outra preoucupação premente que é o aumento da imigração ilegal oriunda de Marrocos: basta passear no Burgau, ao pé da própria praia da Luz, no Brejão (Baixo Alentejo), ou em Campolide, para observar o fenómeno.

Alguns andam para aí a escrever que aqueles que criticam a atenção dada ao caso pela "Comunicação Social" (já não merecem a classificação de jornalistas) têm inveja da consequente atenção dada ao caso pela polícia, pressionada pelos mídia, e que gostariam é que a polícia desse a mesma atenção aos casos que os afectam directamente.

É um argumento bem próprio daqueles que hoje em dia trabalham na comunicação social. Se penssassem de forma diferente, não tinham emprego.

Contra a propaganda sufocante que nos rodeia, vale a pena lembrar que os recursos da polícia não são infinitos, que a atenção dada ao caso sacrificou a atenção dada a outros casos quiçá mais importantes para a segurança PÚBLICA, que a definição das prioridades de investigação da polícia Portuguesa não pode ser feita pelos mídia Ingleses, que quando a polícia dá mais atenção a um cidadão do que a outro consoante o seu poder de persuação e pressão é maior, então o ESTADO DE DIREITO e a CIDADANIA estão em risco.

Finalmente, vale ainda a pena lembrar que a atenção dada pelos mídia poderá ter sido prejudicial à pequena por poder colocar os raptores em estado de alerta e por os precipitar nas suas acções e ainda que as notícias sobre crimes dificilmente podem ser consideradas de interesse jornalístico pois dizem respeito aos tribunais e não à cidadania e à coisa pública.

Essas notícias são antes consideradas assuntos de "interesse humano", que são aqueles assuntos utilizados pela "Comunicação Social" para desviar os interesses das pessoas daquilo em que elas deviam estar interessadas enquanto interessados na coisa pública.

Pena é que, quanto maior o interesse dos mídia num caso de polícia, menor a possibilidade de ele ser resolvido com a serenidade que a verdadeira Justiça exige.

Para finalizar, falta explicar o interesse da imprensa Inglesa pelo caso: uma típica aldeia "Mediterrânica", num mês aprazível como Maio, boa comida, algumas das melhores praias do Algarve logo ali ao pé e uma colónia Inglesa residente que faz os repórteres sentirem-se em casa.

É bom ser repórter, não é?

Uma piada Chinófoba

Esta é mais uma que me vai deixar a folha feita daqui a dez ou vinte anos:

Fiquei surpreendido por ver uma tabuleta "Proibida a entrada a cães" na porta de uma loja Chinesa.

Pensava que nas lojas Chinesas só se punham tabuletas a dizer: "Proibida a saída a cães".

Riso: Uma arma de destruição meciça.

Música do meu tempo 5



Frente!, na versão mais que possível do Bizarre Love Triangle dos New Order.

sábado, maio 26, 2007

Música do meu tempo 4


The Divine Comedy, Tonight we fly

Há letras que são definitivas mesmo sem passarem da preposição.

Tempus fugit

Foi aí que ela disse aquilo do "num mundo perfeito não seria preciso mentir". Fez uma pausa mas não obteve a aprovação esperada.
Ganharia eu o mesmo em dizer algo.
No entanto, acredito que acredite que às vezes é feliz.

sexta-feira, maio 25, 2007

Música do meu tempo 3

E imprópria para menores.

Bonnie "Prince" Billy, Strange form of life

sábado, maio 19, 2007

Música do meu tempo 2


Gerou-se a confusão geral. Alguns queriam à força tocar a minha música preferida, sabe-se lá porquê, mas não sabiam qual era ou simplesmente conjecturavam. Safou-se o N. (que a mulher recupere depressa), lembrando-se, iluminado, de uma conversa em tempos regada a Dalwihnnie, desta primeira parte do "A love supreme" do Coltrane.
Bless 'im.

sexta-feira, maio 18, 2007

Música do meu tempo


Tindersticks, Up until the morning comes

Perfeito para acompanhar os créditos finais de um daqueles filmes de culto.

terça-feira, maio 15, 2007

A estupidez humana não tem limite

Proponho a atribuição do Prémio Darwin aos 29 membros da Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentado que elegeram um ministro de Robert Mugabe como seu presidente.

Que virá a seguir? Um polícia chinês para a frente da comissão dos direitos humanos? Isto não desfazendo do anterior nomeado, o qual também deve ter experiência no assunto.

Uma pessoa lê, esfrega os olhos, lê outra vez devagarinho e, ainda assim, não acredita.

segunda-feira, maio 14, 2007

Sarkovsky

Entre outras prometeu que no final do seu mandato cada francês seria proprietário da sua própria casa.
A Banca, que nunca perde eleições, agradece.

domingo, maio 13, 2007

Vesti la giubba



Homem que não chore ao ouvir isto é um joão miranda e cheira mal da boca.

quarta-feira, maio 09, 2007

A mademoiselle ...

(desculpa, Luís, mas não resisti)

Oui femmes, quoi qu'on puisse dire,
Vous avez le fatal pouvoir
De nous jeter par un sourire
Dans l'ivresse ou le désespoir.

Oui, deux mots, le silence même,
Un regard distrait ou moqueur,
Peuvent donner à qui vous aime
Un coup de poignard dans le coeur.

Oui, votre orgueil doit étre immense,
Car, grâce à notre lacheté,
Rien n'égale votre puissance,
Sinon votre fragilité.

Mais toute puissance sur terre
Meurt quand l'abus est trop grand,
Et qui sait souffrir et se taire
S'éloigne de vous en pleurant.

Quel que soit le mal qu'il endure,
Son triste rôle est le plus beaux.
J'aime encore mieux notre torture
Que votre métier de bourreau.


Alfred de Musset (nascido em Paris a 11 de Dezembro de 1810. Morreu na mesma cidade 46 anos depois, a 2 de Maio de 1857)

The Waterboys, Fisherman's blues


Há 21 anos atrás não sabia que o queria mesmo era ser pescador. O tempo que uma pessoa demora a perder as manias, porra.

Metafísica de azulejo

"A vida é dura para quem é mole"

Resultados de um teste político

Vem daqui, por exigência do Ricardo Alves do Esquerda Republicana.

Mas devo avisar que a afirmação 19. (Crime is not primarily a result of economic or social conditions or lack of education, and is best dealt with by retribution and/or deterrence.) contém demasiadas variáveis para se poder concordar/discordar inequivocamente. Por isso, ignorei-a (not sure; low importance)

Resultados propriamente ditos:

#1 You are an ecologist or green. You believe that the single greatest challenge of our time is the threat to our natural environment, and you feel that radical action must be taken to protect it - whether in the enlightened self-interest of humanity (in the tradition of 'shallow ecologism') or, more radically, from the perspective of the ecosystem as a whole, without treating humans as the central species (deep ecologism).

#2 You are a social democrat. Like other socialists, you believe in a more economically equal society - but you have jettisoned any belief in the idea of the planned economy. You believe in a mixed economy, where the state provides certain key services and where the productivity of the market is harnessed for the good of society as a whole. Many social democrats are hard to distinguish from social liberals, and they share a tolerant social outlook.

#3 You are a social liberal. Like all liberals, you believe in individual freedom as a central objective - but you believe that lack of economic opportunity, education, healthcare etc. can be just as damaging to liberty as can an oppressive state. As a result, social liberals are generally the most outspoken defenders of human rights and civil liberties, and combine this with support for a mixed economy, with an enabling state providing public services to ensure that people's social rights as well as their civil liberties are upheld.

Com pontuação menos significativa:
#4 You adhere to the Third Way.
#5 You are a libertarian conservative.
#6 You are an anarcho-communist
#7 You are a Christian democrat
#8 You are a classical socialist
#9 You are a fascist.
#10 You are a market liberal.
#11 You are a communist.
#12 You are an anarcho-capitalist.

Conclusão: sou um liberal-democrata social. E verde, acima de tudo. Em todo o caso, tranquiliza-me de sobremaneira o facto de as últimas quatro categorias estarem todas juntas. O teste, realmente, não está mal.

E agora, Ricardo? Em que capelinha vais colocar o blogue? ;)

segunda-feira, maio 07, 2007

Notícia de imprensa

Dediquei as primeiras horas da manhã à leitura da notícia de interesse humano do momento. Fiquei confuso, para variar.

O Diário de Notícias de hoje acordou, sabe deus porquê, em tom de velha aliança:

Pelo terceiro dia, a imprensa britânica continuava, ontem, a seguir com destaque o caso da menina desaparecida no Algarve, sem nunca questionar a diligência das autoridades portuguesas.

Mais saudosista, o tablóide The Sun desmentia os nativos preferindo destacar, acerca das "diligências" policiais portuguesas, que

Portuguese police chiefs had said they had a “drawing” of their man.
But local newspaper 24 Horas revealed a witness had seen him from behind and could describe only his hairstyle.
Officers also came in for flak after it was revealed border police were not told of the snatch for 12 HOURS.


Numa edição sem mamas na capa, o pasquim continuava:

a damning report by an international child protection group claimed investigations of paedophiles and child traffickers were hampered by corruption and indifference among the authorities.

O autor do artigo acaba o mesmo escandalizando-se por não existir em Portugal um registo público de pedófilos.

Provavelmente acusando o toque, a correria à desinformação instalou-se na imprensa nacional. Segundo o Público online de hoje,

o retrato falado aponta para que o sequestrador seja "um homem alto, de cabelo curto", e que provavelmente foi visto naquela zona há alguns dias, sendo de nacionalidade inglesa.

Isto quando na opinião do já citado DN

a Polícia Judiciária procura um homem com 1,70 metros de altura, bem moreno (...)

Já o Correio da Manhã falava neste mesmo dia de um suspeito de "estatura média e encorpado"...

Ainda quis passar os olhos pelo que diriam no Daily Mail mas, e com o estômago já avisado, não encontrei pinças longas o suficiente.

Bom, espero que encontrem depressa a miúda, sã e salva. Mas isto é tudo quanto alguém pode desejar saber.
Já todo o folclore à volta do desaparecimento sim, dá corpo para análise, podendo esta vir a ser tomada como medida correcta para a definição de "interesse humano".

domingo, maio 06, 2007

Conversa de circunstância

E o Sarkovsky lá foi eleito...

O que eles realmente pensam de nós

A primeira vez que o sítio da BBC News fez referência à gaiata desaparecida, citaram sem comentar uma "amiga da família", Gill Renwick, que disse:

"She's very pretty and very blonde so wouldn't be a likely child to be with a Portuguese family or holidaymakers."

Algum tempo depois, o parágrafo que continha a frase acima tinha sido removido sem mais explicações (ver aqui).

Mas, pelo menos por algumas horas, o mundo que se ligou à versão de internete da provecta instituição ficou a saber por que razão os pais da miúda, tal como muitos outros turistas britânicos, se instalam naquele tipo de gueto dourado: para não ter de conviver com gente de raças feias.

sábado, maio 05, 2007

A menina Inglesa raptada

Desapareceu uma menina Inglesa no Algarve.

Aparentemente foi raptada.

Alguma imprensa Inglesa acusa a polícia Portuguesa de desleixo.

Entretanto, a polícia Portuguesa faz buscas com meios terrestres, navais e aéreos, num aparato nunca visto.

Espero que a menina, que faz anos na próxima 6ª feira, seja encontrada sã e salva.

Se no futuro, uma criança PORTUGUESA fôr raptada, espero que:

A polícia Portuguesa procure a criança com o melhor conjunto de meios possível.

Que os meios policiais e a cobertura mediática sejam adequados por forma a que os raptores não entrem em ALERTA MÁXIMO.

Que não se digam CRETINICES inúteis na imprensa.

sexta-feira, maio 04, 2007

A balada do mar salgado


(...)
-Em que pensas, Corto?
-Em como seria bom se fosse possível cair nos braços de uma mulher sem lhe ficar nas mãos.

____________________________________
ilustração de Hugo Pratt

terça-feira, maio 01, 2007

Think Gong!



O Esquerda Republicana da escrita escorreita e do parecer no nonsense atribuiu a esta tribuna - e logo em público - o impropério de "blogue pensador" ou "que dá que pensar".

Ora, de calúnias destas só nos livramos à força de sacudidelas de capote. Sem embargo e com pantalha, aproveito as regras do jogo para acusar os seguintes cinco blogues ou blogueiros (aquele que o faz, o que o trabalha; bloguista será o militante, o compagnon de route) da veleidade que nos imputam:

-o Claro, porque a verdadeira inteligência económica sabe que o que move mesmo o mundo são as miúdas giras;
-o Tempo contado, porque quando for grande quero escrever assim;
-o Cinco dias, porque não cesso de me surpreender cada vez que concordo com tudo o que o António Figueira opina;
-os Insurgentes, pela intermitência dos seus contactos com a realidade;
-e, último mas não ínfimo, o 8 e coisa 9 e tal, por causa da ficção (mais, please!). Isto para além de me parecer que ali as miúdas devem ser giras.

____________________________________
ilustração de Diego Velásquez