terça-feira, março 23, 2010

Those were the days

Hollywood (e Maureen O'Sullivan) antes do Código de Hays...

Tarzan and his mate, 1934




... E depois...

Tarzan finds a son!, 1939




Nota de rodapé: Lembro-me de ter visto algures imagens da cena final de um filme extraordinário, ainda mudo, onde uma centena de figurantes foi sentada à mesa de um banquete sumptuoso. Depois de comidos e bebidos, receberam instruções da produção para se comportarem exatamente como se o fim do mundo fosse mesmo amanhã. O bacanal foi tamanho que alguns destes "atores" e "atrizes", por serem menores na altura, nem puderam assistir à exibição nos cinemas.

2 comentários:

luís Vintém disse...

Ficaria mal a uma senhora que já é mãe andar por aí a mostrar a virilha. E entretanto, depois de um período de adaptação à selva, Jane conseguiu reunir agulha e linha e costurar (moça prendada) um vestidinho de meia estação.

Só faltou porem uma tanga à sheeta...

dorean paxorales disse...

em relação ao primeiro que fiz referência, muitas das feitas com a moça em pelota ou topless acabaram por nunca ser aproveitadas para a versão final (havia três, conforme a lei estadual onde o filme era exibido).
não por autocensura mas porque as filmagens sofreram demasiados atrasos com isso. era necessário estar constantemente à procura de planos onde folhas estratégicas bloqueassem a visão de mamilo ou "virilha" e, às tantas, decidiram desistir da ideia.