sexta-feira, dezembro 01, 2006

Conspiração a mais?

"TOO MUCH CONSPIRACY?" no original, por Peter Barron, editor do programa televisivo Newsnight, BBC2

"Para onde quer que se uma pessoa se volte hoje em dia dá de caras com teorias da conspiração.

Recentemente, emitimos no nosso programa uma peça do cineasta Shane O'Sullivan no qual se mostrava um novo vídeo provando que três agentes da CIA estavam presentes na noite em que Bobby Kennedy foi assassinado.

Imediatamente, a revelação gerou um debate apaixonado na internet. Depois, temos os assassinatos de Pierre Gemayel and Alexander Litvinenko, e as teorias abundam. Também o relatório de Lord Stevens acerca da tão teorizada morte da Princesa Diana está para sair ao público proximamente, e quase todos os dias emails e ficheiros anexos aterram nas nossas caixas de correio electrónico apontando para alegadas discrepâncias na versão oficial do 11 de Setembro, com títulos como 'The South Tower Napalm Bomb Seventh View'.

Embora tenhamos toda a vida convivido com teorias da conspiração acerca de quase tudo, a internet permitiu-lhe tornar-se uma indústria de crescimento tão explosivo quanto intrigante. Mas quanto de tanta rama deveria ser levada ao público?

Quando Shane veio até nós dizendo estar na posse de novas provas no caso Bobby Kennedy, a minha primeira reacção foi 'hã-hã, certo...', mas quando ele me mostrou o material em causa, incluindo o testemunho de de antigos colegas que identificaram os tais três agentes, fiquei convencido de que, pelo menos, as suasprovas trazem novas questões em relação ao sucedido - sem ser preciso acreditar totalmente numa grande teoria que explique exactamente o que se passou.

Ontem à noite, conversei com um cineasta amador que me confessou a sua crença no encobrimento dado pelos relatórios oficiais do 11/9 e do 7/7. Por que razão, perguntou ele, a BBC não descreve as inúmeras contradições e factos estranhos que rodeiam os relatos destes acontecimentos tão significativos?

De facto, no Newsnight temos até examinado brevemente algumas destas informações, mas estamos conscientes de que mal roçamos a superfície dos icebergues de material que flutuam pela web.

E a razão por que não fomos mais longe na investigação é que, seguramente, e por mais intrigantes que se mostrem algumas circunstâncias, não existe nenhuma outra explicação racional para os ataques que não seja que estes foram perpetrados por dois grupos de terroristas islamistas.

Eu diria que o facto de uma teoria da conspiração ser criada à volta de uma história não é motivo suficiente para levá-la a público ou rejeitá-la.
Vejam, por exemplo, as histórias acerca do fósforo branco em Fallujah e o 'Código de Da Vinci' de Dan Brown. Uma verdadeira, a outra lixo. Mas teria sido um erro tremendo ter decidido numa direcção ou noutra sem ter, pelo menos, deitado uma olhadela por ambas."

Sem comentários: