sexta-feira, setembro 15, 2006

Soool!

Amanhã sai o Sol.

JAS já anunciou que vai ser publicada uma sondagem sobre o pior presidente da República dos últimos 50 anos e avisou que o resultado vai ser uma surpresa.

Eu não conheço a sondagem mas deixem-me adivinhar: O pior presidente foi Mário Soares.

Não é de admirar. Soares é identificado como o pai do regime democrático e, para uma parte muito significativa dos Portugueses, a democracia é vista como uma chatice e a responsável por todos os males do país:

- A descolonização ( como se fosse possível contrariar os ventos da história e a vontade conjunta dos EEUU, URSS e China. Note-se que, uma vez instaurada a democracia, os defensores do império rapidamente esqueceram a atitude dos EEUU e rapidamente de adaptaram à nova situação e alaparam aos EEUU: massa e poder justificam tudo, nomeadamente uma boa dose de oportunismo realista )

- O PREC

- A reforma agrária ( sensata, para o tempo, e da autoria de António Barreto )

- A crise económica ( provocada pelos choques petrolíferos )

- A austeridade de 83-85 ( e a recuperação das finanças do país, liderada pelo competente Ernâni Lopes, numa coligação PS-PSD e que deu a Cavaco o dinheiro para distribuir as benesses dos seus governos )

- A queda de Cavaco ( provocada por crescentes múltiplos, de autismo e gastos excessivos )

- A imigração ( que substituiu a emigração dos tempos em que nem os Portugueses podiam sobreviver em Portugal )

- E finalmente o "vergonhoso" apoio dos "súcias" ao terrorismo e aos seus amigos, agora abrandado por Sócrates e Amado ( Freitas foi o último resquício )

Tudo isto tem uma figura associada: Mário Soares.

Deixem-me explicar: o miserável Estado Novo forjou um arranjo de interesses mesquinhos e medíocres que satisfazia as nossas "elites" e a nossa "classe média", que consistia essencialmente num funcionalismo de "mangas de alpaca".

Esse arranjo tinha o apoio de uma significativa parte de população com excepção de algumas minorias educadas e cosmopolitas e esmagava um povo afogado na miséria.

Só foi derrubado pela gueera de África e pelas aspirações corporativas dos Capitães.

Depois veio o inefável PREC e as desgraças associadas como a volta dos "retornados".

O PREC passou e a mentalidade do Estado Novo foi lentamente voltando. Hoje, quando e democracia é cada vez mais posta em causa, essa mentalidade está forte como não estava há 30 anos.

Essa mentalidade vota e sempre votou num partido, o partido que mais governou Portugal em democracia e que é, na verdade o principal responsável pelo país que temos hoje.

Aparentemente, o ciclo desse partido está a acabar, mas nem por isso a mentalidade dominante vai mudar.

Sócrates deve ter conhecido essa sondagem antes de apoiar Soares à presidência como forma de pôr a esquerda no seu lugar.

Pobre Sócrates, ganhou o poder mas não pode mudar de povo!

Mesquinhez, medicridade, saloiice, malandrice de carteirista: são as nossas características.

É bom que Soares perca.

Para alguns, basta virar a sondagem ao contrário para sonhar com um país de gente educada e honesta.

Pelo menos, aquece o coração.

1 comentário:

ricardomorgado99 disse...

Apesar de algumas desilusões, ainda acredito que os portugueses, e desses destaco a geração pós-1974, estão agradecidos a todos aqueles que nos ofereceram as conquistas de Abril.
Não conseguiria viver num país de reaccionários.
Abraço!