domingo, setembro 10, 2006

Sede, de Odin Uzi

Tenho sede de viver.
Tenho sede de viver.
Mas não há nada à minha volta.
O sol do deserto encrua a minha pele.
Os reflexos na areia encandeiam-me os olhos, ferem-me a vista.
Não há nada à minha volta.
Mas eu tenho sede de viver.


Uma fonte!
Quero beber água dessa fonte, para saciar a minha sede.
Mas não brota água dessa fonte.
Brota um líquido que me arde na garganta, a cada gole.
Algo que me aflige, que ameaça sufocar-me, a cada gole,
intermitente, periódico, ondulatório.
Ardente. Aflitivo. Angustiante.
E a minha sede aumenta.


Os meus lábios estão gretados, a língua entumecida, os olhos salgados,
a testa a arder, as mãos emperradas pela areia, fina e seca.
Arrasto-me pela areia. Quero matar a minha sede.
Persegue-me a miragem, recorrente, da roda daqueles que me amam:
um oferece-me água;
mas o outro tira.
Acalmo a sede com esperança.


Um oásis!
Gozo a sombra das palmeiras.
Aproximo-me do poço.
Bebo a água, sôfregamente.
Mas depressa preciso de a racionar.
Permaneço no oásis, racionando a água, na companhia da miragem.
Envelhecem as figuras da miragem, aparecem novas.
Entretenho-me na sua companhia. E raciono a água.
Divido-a com as figuras, que aceitam e bebem, agradecidas.


Um dia, logo depois de acordar, vou ao poço matar a minha sede.
Mas a água desapareceu, existe apenas lama, húmida e espessa.
As palmeiras do oásis são de cartão.
Estou apenas num cenário de oásis.
Encho o meu cantil de lama.
E retomo o caminho.
Acompanha-me a miragem. Mas agora parece estar sempre longínqua,
Estou verdadeiramente só.
Engano a sede com a lama, espremo-a na boca.
Tenho o corpo coberto de feridas. Mil pulgas cobrem o meu corpo à noite,
sugando a vida da qual tenho sede.
E as feridas já não saram. A minha pele ficou branca.


Avisto agora uma miragem diferente.
A meu lado caminham agora vários anjos, nos seus bibes brancos.
Umas vezes riem, outras vezes choram.
Olham para mim com um sorriso.
Olham para mim apreensivos.
Olham à minha volta. Como se à minha volta houvesse outros como eu.
Como se eu fosse como os outros que estão à minha volta.
Como se, sozinho, eu estivesse acompanhado de muitos outros.
Muitos outros cantis de lama.
Atravessando o deserto.
Com sede de viver.

Sem comentários: