quinta-feira, junho 15, 2006

E agora o futebol: antes que eles ganhem alguma coisa

Scolari já levou a selecção Portuguesa mais longe do que alguma vez ela foi.

No entanto, é perseguido na imprensa como poucos o foram.

Porquê?

Em primeiro lugar porque não é um lacaio de Pinto da Costa. A lógica do presidente do FCP é implacável e a selecção compete com o FCP pelos patrocínios das empresas. A selecção é apenas útil se servir de montra aos jogadores do FCP. Pinto da Costa tem razão, quem paga os salários são os clubes mas a federação tem enormes lucros com a selecção.

Em segundo lugar porque é Brasileiro mas acima de tudo porque é estrangeiro e chegou aqui com uma lógica vencedora e anti-paroquiana. Abanou o status quo. Isso não é perdoável por todos aqueles treinadores de bancada que só por usarem gravatas à PP acham que compram a respeitabilidade necessária para dizerem todo o tipo de disparates.

Scolari tem mentalidade ganhadora, pensa fora da caixa e sabe gerir a imagem. É bom e sabe vender bem uma imagem que corresponde à realidade. Num país onde a imagem é geralmente o oposto daquilo que se é, onde se prefere os salamaleques hipócritas à confrontação honesta e corajosa, Scolari é culpado do pecado original.

Mas Scolari é uma lufada de ar fresco neste país de mesquinharia e mediocridade.

Antes que ganhe ou perca e se vá embora, vale a pena dizer: Obrigado Scolari.

2 comentários:

Anónimo disse...

cheguei ao fim deste post cheio de mialgia de esforço... vulgo... onde tá a merche que tou com um pau do cacete e quero dar uma trancada e o palhaço do chocolari nem a mulher da limpeza me deixa comer?

8 e coisa 9 e tal disse...

a existência de comentadores anónimos que espalham sabedoria cheia de sofisticação é coisa que sempre me surpreende.

Faz-me lembrar o Bernard Shaw que ao receber uma carta que tinha escrito "camelo" lhe provocou o comentário "já tinha recebido muitas cartas anónimas, mas esta foi a primeira vez que recebi uma apenas assinada"

Quanto à defesa do Scolari, gostei da atitude anti-treinador de bancada.