quarta-feira, junho 07, 2006

A crise timorense explicada às criancinhas

Dois terços do Mar de Timor pertencem a Timor-Leste.
O Mar de Timor tem muito, muito petróleo (e não só).
A Austrália queria todo esse petróleo para ela. Todo? Bom, pelo menos quase todo.
Há uns meses atrás, o primeiro-ministro de Timor fez finca-pé e quase ganhou.

A Austrália não gostou e logo disse de si para si: "vou vêr se consigo enviar muitos soldados para Timor-Leste para demitir esse primeiro-ministro reguila e ficar eu a mandar no país".
E se bem o pensou, melhor o fez.

5 comentários:

8 e coisa 9 e tal disse...

então e a pequena aldeia que resiste ainda e sempre ao invasor? Perdeu o Panoramix?

dorean paxorales disse...

veremos. de momento, nem o "ó da guarda" lhe pode valer.

maloud disse...

E o golpe de Estado do Xanana como é que se explica às crianças?

dorean paxorales disse...

Maloud disse:
"E o golpe de Estado do Xanana como é que se explica às crianças?"

E eu digo, com uma modinha de jorna:
"Nao casei em minha terra, fui casar
Em terra alheia, fui casar
Em terra alheia (...)"

8 e coisa 9 e tal disse...

o amigo anda inspirado ;)