quinta-feira, março 31, 2011

Expetativa razoável

Knowingly entering a Ponzi scheme, even at the last round of the scheme, can be rational economically if there is a reasonable expectation that government or other person or organisation will bail out those participating in the scheme.

in Wikipedia, citando Bhattacharya, Utpal (2003). "The optimal design of Ponzi schemes in finite economies". Journal of Financial Intermediation 12: 2–24

quarta-feira, março 30, 2011

Estava só aqui a pensar - NSFW

Não foram estas excelentes agências de notação quem classificou os bancos islandeses com AAA pouco tempo antes deles caírem pelo glaciar abaixo? Isto é, quando se tinham endividado por 10 vezes o PIB do seu país?

Não era altura de alguém lhes enfiar com um iceberg pelo rego acima?

Churchill reloaded

segunda-feira, março 28, 2011

Ié-ié

quinta-feira, março 24, 2011

Cherchez la femme

Bom ou mau, o bail-out do país tinha em Sócrates o seu único obstáculo.

Nas chancelarias, tudo corre pelo melhor: os juros da dívida subiram de imediato e, mesmo que talvez estabilizem durante a contagem decrescente que antecede as próximas eleições, o nosso destino, de traçado, passou a garantido.
Acabou a birra e, para grande surpresa de qualquer ser racional, os famosos mercados descobrem subitamente que a economia espanhola, afinal, não está tão má quanto isso.

Em engenharia naval, chama-se a isto um "ânodo sacrificial". Em bom português, diz-se "quem se lixa é o mexilhão".

quarta-feira, março 23, 2011

O coelho branco e a rainha de copas

Por culpa dos próprios, a impressão que dá é que o PPC/PSD recebeu de potências estrangeiras o beneplácito para fazer cair o governo. E que, juntando essa falsa sensação de segurança à volúpia das sondagens, aquele senhor se convenceu que é o primeiro-ministro que a Europa dos que mandam deseja para Portugal.

Considerações de soberania à parte, nada podia ser mais irónico que acusar consistentemente Sócrates de viver uma fantasia para depois rodopiar, blood simple, ufano, no delírio do seu próprio País das Maravilhas.

quinta-feira, março 10, 2011

quarta-feira, março 09, 2011

O discurso de Cavaco não foi o de um presidente de todos os Portugueses

E só lhe fica bem. Dentro de um sistema republicano, nenhum presidente é escolhido por todos os Portugueses e não é por isso que perde legitimidade.
Até parece que queriam um rei, valha-me deus.

terça-feira, março 08, 2011

Câmbio

Metro: "Sr. Passageiro, atenção ao intervalo entre o cais e o comboio".

Tube: "Mind the gap".

U-Bahn: "".

Afinal, os "four lions" são os outros

Um amigo, paquistanês, está a ter sérias dificuldades em obter visto para residência no Reino Unido.
Foi-lhe exigido um extenso relatório da sua actividade profissional, a qual ali foi convidado a exercer, dando destaque aos materiais que necessita para fazê-lo no futuro. Ao indagar a razão de tanto cuidado, a resposta foi seriíssima: garantir que ninguém na Grã-Bretanha possa vir a produzir armas de destruição massiva.

Muitos comentários haveria a fazer mas esta pergunta é mais pertinente que todos eles: ainda ninguém informou o Branch de que até mesmo Rumsfeld já admitiu que nunca houve weapons of mass destruction?

___________________________________________________
O título diz respeito à comédia de Christiopher Morris com esse nome

quarta-feira, março 02, 2011

Parabéns a nós!



Como podem facilmente perceber, é o "Parabéns a Você" com as notas tocadas aleatoriamente, combinadas com a tradução para pauta musical (através de um algoritmo secreto) dos cinco textos mais populares da história deste blogue.

Obrigado, Nate Wooley.

terça-feira, março 01, 2011

Parabéns a nós, cada vez mais sós

(desta vez, passou-me completamente ao lado; a culpa é do twitter)

Parabéns a nós, cada vez mais sós: cinco anos bem regados a malhar nos néscios, com boa música e algumas miúdas também.
Dedicadas aos companheiros caídos e desaparecidos, deixo-vos com as palavras do Sr. Beam: