quarta-feira, fevereiro 07, 2007

O feto e a dor: comentário à dr.ª Jerónima Teixeira

Cara dr. ª Jerónima,

A senhora apresentou-se recentemente ao público português como autoridade na matéria e garantiu que as suas experiências mostraram que um feto com 10 semanas sente dor.

Ora, o feto para sentir dor precisa de uma coisa: sistema nociceptores-cortex cerebral(*) ligado e responsivo antes das ou às 10 semanas.

Acontece que o estudo que eu li não prova nada disto. A senhora mentiu.

Na tal experiência, a senhora, ou um dos outros cinco autores, espeta uma agulha (estímulo mecânico) numa veia do feto e vê se esse organismo produz mais ou menos endorfinas, caso a mesma agulha injecte uma dada droga ou não.

O que a senhora prova, se tanto, é a resposta do organismo a um dado estímulo químico, a droga. Mais nada.

Mas a maior mentira vem logo no início do próprio texto da sua comunicação à... ai, como se chama o jornal?... Anesthesiology, 2001 (não é a Lancet...): a experiência é feita em fetos com 20-35 semanas.

Eu repito: a experiência é feita em fetos com 20-35 semanas. Nem poderia ser de outra maneira pois o cortex não existe às 10 semanas.

Penso que isto seria suficiente para passar um raspanete a um estudante de doutoramento. Mas para alguém na sua posição vir a público resultados científicos inexistentes, o castigo costuma ser bastante pior. E se a senhora cometer o erro de começar a falsear os seus resultados de forma a coincidirem com as suas convicções, então pode correr o risco de vêr barrada a sua actividade de investigação.

Vá lá.

Cumprimentos, juízinho e cabeça fresca.

______________________________________________________________________
(*) os nociceptores são os receptores de dor para os estímulos mecânico, térmico, químico ou eléctrico.

2 comentários:

no name disse...

apoiadíssimo! acho que passa também pelos cientistas fazerem a defesa da sua comunidade, e apontarem sem demoras aqueles ou aquelas que usam o nome da ciência para as suas agendas pessoais e interesses próprios. cientistas que mentem e falsificam resultados, seja em publicações científicas ou nas suas campanhas políticas, não podem ter lugar na ciência, e não se devem poupar esforços para denunciar essas pessoas e barrar as suas actividades de investigação, se for caso disso!

dorean paxorales disse...

Infelizmente em Portugal, onde não impera o mérito mas sim o nepotismo, as pessoas têm uma certa relutância em denunciar os charlatões. Nunca se sabe o que lhes poderá acontecer no futuro se chatearem o sujeito errado.

Houve algumas reacções num blogue do sim, nomeadamente de Carlos Fiolhais mas, como toda a gente sabe, este é físico...