sábado, fevereiro 17, 2007

Informação na blogosféria (*)

Foi com prazer que reparei (coisa rara) que havia um blogue de primeiríssima qualidade com ligação permanente (coisa ainda mais rara) ao Verdade ou Consequência. O estilo, sóbrio, parece concentrar-se na informação que nos falta, e análise da mesma, e não tanto na opinião apaixonada sobre o acessório (coisa raríssima).

A'O Diplomata os meus agradecimentos por essa postura pois se o continente não escasseia, o que falta nesta esfera muitas vezes é conteúdo original.

Já lá estava como Sabor da Semana, ainda que só agora o anuncie. Entretanto, deixo aqui uma amostra:

"Julgamento de Libby marca tendência na blogosfera

(...)
A meses da próxima sessão do julgamento do caso "Saco Azul", esta é uma ideia que ainda pode ser posta em prática, sendo necessário, no entanto, assegurar uma fonte de rendimento para os custos de permanência no local. Caso haja algum blogger ou bloggers interessados, o Diplomata aconselha a visita ao Firedoglake.

Trata-se de um blog composto por seis pessoas que tem tido como função relatar exaustivamente o mediático julgamento de Lewis Libby Junior, antigo chefe de gabinente do vice-Presidente Dick Cheney. De acordo com o New York Times, os autores do Firedoglake são "bloggers liberais" e "fanáticos devotos" por este caso, que ficou conhecido por "Valeriegate". Têm vivido num apartamento em Washington e suportado os custos com donativos on line.

Este projecto assumiu tanta importância principalmente por duas razões: A primeira, é que à semelhança do que acontece com o julgamento de Felgueiras, não é permitido gravar imagens ou áudio na sala de julgamento; A segunda razão, prende-se com o acompanhamento ininterrupto por parte dos bloggers do julgamento. O Firedoglake tornou-se, deste modo, uma fonte de informação para os próprios jornalistas.
(...)"


___________________________________________
(*) Estava "blogósfera". O Aardvark fez-me vêr o erro e, para ser rigoroso, esta é a única forma correcta.

Sem comentários: