sábado, fevereiro 11, 2012

Professor pedindo aprovação, Anónimo, séc. XXI

Este filme é melhor que um cartoon. É um quadro de época, um ícone sagrado da União Europeia do Tratado de Maastricht. Só tenho pena de que não tenha sido possível ter sido feito no tempo em que outro professor, Cavaco, andava lá fora a lutar por nós com a mesma atitude e para os mesmos efeitos. Certo é que, se o foi, nunca o saberemos.

Como com uma pintura setecentista, olhem para as expressões: nervosa e sorridente do português; grave, diplomática e enfastiada do alemão. Não é difícil imaginarmo-nos naquela sala, escutando mais uma conversa entre dois ministros muito diferentes, em poder, na cultura e nas circunstâncias, num daqueles pormenores que ajudam a definir a forma como a História julgará os povos.




Em aditamento: na iminência da queda da Grécia, parece que a tese infame do "bom aluno" volta agora a fazer escola e logo pela voz de um dos maiores detratores do primeiro-ministro da altura, Paulo Portas. Fora a ironia freudiana, a filosofia de comparações do MNE é de uma baixeza imprópria para o cargo que ocupa e, não fora a sua insignificância, poderia mesmo vir a ser contraproducente.

Sem comentários: