sábado, junho 23, 2007

Do paternalismo

Dos indivíduos paternalistas e dos regimes quejandos (ditaduras, regimes autoritários e "democracias musculadas"), pode-se contar a seguinte anedota:

O irmão mais novo entra para o liceu onde anda o irmão mais velho.

O irmão mais velho diz-lhe: Sou o maior do liceu, toda a gente me respeita, por isso vão querer atacar-te e ameaçar-te. Mas não te preoucupes. Se isso acontecer chamas-me e eu trato do assunto.

Assim foi, e quando foi atacado por uma gandulo, o irmão mais novo chamou o mais velho. Foram de imediato ter com o gandulo.

- Bateste no meu irmão mais novo?

- Bati, porquê?

- Então bate lá outra vez.

- Tá bem.

Badum! Badum! Badum!

- Tiveste coragem? Bate lá outra vez.

Badum! Badum! Badum!

- Tiveste coragem? Bate lá outra vez.

...

Mano, é melhor eu levar-te daqui para fora antes que te façam em sopa.

Sem comentários: