quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Blogosfera: uma dúzia de impressões de um novato passado um ano

Apesar de agora sabermos que temos tido leitores de Mato Grosso ao Rio Amarelo, notar-se-á algum ressaibo nesta análise. Haja paciência e critique quem quiser. Mesmo que seja em grego.

1. Blogues de jornalistas, devidamente identificados ou não, têm visitas e ligação garantida.

2. Blogues de dirigentes políticos, não.

3. Ainda assim, honrados são aqueles jornalistas que dizem na blogosfera o que não diriam nos média sociais.

4. Ao contrário do esperado, também os média sociais vão atrás do que se escreve na blogosfera e não apenas o oposto. Por culpa dos honrados.

5. O número de visitas diárias de um leitor qualquer é, naturalmente, proporcional às postas por minuto (ppm) do blogue.

6. Blogues colectivos (bc) produzem mais ppm que blogues individuais (bi). A influência em Portugal sempre se jogou assim: safety in numbers.

7. Há muitos bi que se repetem depois em bc. E assim se multiplica os ppm e o contador do Technorati.

comentário avulso e à atenção especial de João Miranda: mas esta gente trabalha quando???

8. Um blogueiro de primeira classe (bpc), lê sempre o que os outros bpc's escrevem mas responde no seu próprio blogue, com ligação permanente a piscar o olho.

9. O bpc também lê o que os bsc (blogueiros de segunda classe) escrevem; mas nunca deixa comentário, sendo rara a ligação permanente.

10. O número de blogues da dita extrema-direita é bastante superior aos de extrema-esquerda. Ou então, são muito mais fáceis de identificar.

11. Há mais bi da dita extrema-direita que bi da extrema-esquerda. Confirma-se a auto-imagem do herói solitário, a la de Paiva Couceiro.

12. Apesar de tudo, o bicho mordeu e mordido fiquei.

5 comentários:

Ricardo Alves disse...

Excelente análise!

cãorafeiro disse...

excelente, sobretudo os pontos 8 e 9.

eu, como blogger de 25ª categoria, respondo sempre a coisas que leio em outros blogs na respectiva caixa de comentários, e não é por causa da lógica de troca de favores...

só linko posts de outros blogs se tiverem algo de muito relevante, que me sirvam de ponto de partida para a minha própria reflexão e acrescentando sempre qualquer coisa.

mas eu não conto para esta história: 80% dos meus leitores aparecem via google, geralmente à procura do professor bambo ou de putas estrangeiras.

dorean paxorales disse...

Obrigado pelos comentários e ligação.

Caro cão rafeiro,

Já li muita gente a queixar-se de mal parecido, só ainda não percebi muito bem, talvez por não dominar a técnica, é como é que alguém descobre que o blogue saiu como resultado de googlação. Fico curioso.

cãorafeiro disse...

simples:

nos referers do contador do blog é possível ver de onde vieram os 10 leitores que entraram mais recentemente.

muitas das entradas aparecem via google.

como eu e o meu colega escrevemos sobre muita coisa diferente, e já dedicamos textos à charlatanice tipo professor bambo, e também uma série de textos sobre prostituição,
ou questões sexuais, quando alguém usa um motor de busca para procurar prostitutas, vai lá parar. espero que essas pessoas gostem do que lá lêem, mas duvido, não creio que seja propriamente do que estão à espera...

espero tê-lo esclarecido.

dorean paxorales disse...

Temos de arranjar um contador desses, então...
Obrigado!